//Perfil




Meu nome é Patricia e criei esse blog para homenagear a
minha mamãe Romilda que adorava receitas e tinha muitas e muitas!!!
Vou postar aqui diferentes receitas e dicas tanto de culinária, quanto segredinhos domésticos!!!
Ela adorava a "Palmirinha" e fazia eu procurar e imprimir várias receitas p ela, eu costumava dizer:
"Se você fizer uma receita diferente por dia durante um ano, não vai conseguir fazer todas as que tem!!!"
Aqui poderemos lembrar e reviver um pouco de todas receitas gostosas que SÓ ela fazia!


//Blogs Diversos


--@ Coisas de Paty @--
Blog da Lua
TV Culinária - Receitas da Palmirinha
Mais Você
Culinária Nestlé


//Arquivos

  • Março 2007
  • Abril 2007
  • Maio 2007
  • Junho 2007
  • Julho 2007
  • Agosto 2007
  • Setembro 2007
  • Outubro 2007

  • //Créditos




    //Contador




    Essa página é hospedada no Blogger.A sua não é?

    quinta-feira, 4 de outubro de 2007



    *Receitas especiais e gostosas.....


    Creme de Bacalhau

    Ingredientes

    1/2 kg de Bacalhau (ou Pirarucu)
    1 vidro de leite de coco
    1 vidro de azeite de dendê
    2 colheres (sopa) de maisena
    1 lata de creme de leite

    Modo de Fazer

    Por o bacalhau de molho. Depois ferver deixando amolecer bem e escorrer. Fazer a parte o bacalhau já escorrido e desfiado com temperos a seu gosto. Os temperos devem ser fritos com azeite de dendê, quando tiver no ponto acrescentar o bacalhau desfiado.
    Faz o creme de maisena com o leite de coco e duas medidas do vidro de água. Quando o creme estiver pronto, acrescentar na panela com o bacalhau frito e os temperos.
    A seguir colocar o resto do azeite de dendê e por último o creme de leite. Quando a fervura subir, tirar do fogo e colocar em um pirex e está pronto p servir.


    Peito de Frango ou File á Parmegiana

    Ingredientes

    6 filés de peito de frango ou de carne
    2 ovos ligeiramente batido
    Sal e pimenta e gosto
    1 xícara (chá) de farinha de rosca
    1/2 xícara (chá) de óleo
    6 fatias de presunto
    6 fatias de queijo mussarela
    1 xícara (chá) de molho de tomate

    Modo de Fazer

    Bata os ovos com o sal e a pimenta. Passe os filés nesta mistura e depois na farinha de rosca. Doure os filés no óleo quente. Arrume-os numa travessa refratária untada. Coloque uma fatia de presunto e outra de queijo mussarela sobre cada pedaço de filé. Regue com o molho de tomate. Leve ao forno até derreter o queijo mussarela.
    Sugestão: Sirva com ervilha e arroz branco.

    Para a sobremesa....


    Pudim de Claras

    Ingredientes

    12 claras
    1 copo de geléia de ameixa (ou a seu gosto!)
    12 colheres (sopa) de açucar refinado

    Modo de Fazer

    Bata as claras em neve até formar consistência. Adicione 4 colheres de geléia e continue batendo. Vá colocando ao poucos o açucar e continue batendo. Despeje em forma untada e leve ao fogo em banho-maria.

    Cobertura: 1 lata de ameixas secas e 1 lata de creme de leite. Leve as ameixas ao fogo com um pouco de água e 1 colher(sopa) de açucar. Deixe ferver e retire do fogo. Deixe esfriar. Adicione o creme de leite e cubra o pudim. Depois de frio enfeite com ameixas, pessego ou frutas do seu gosto.

    Dicas Importantes:

    http://www.bacalhau.com.br/dicas.htm

    Como identificar o legítimo bacalhau

    Identificar o Bacalhau não é tarefa muito fácil, por isso peça sempre que o estabelecimento onde você compra informe corretamente o tipo e a classificação do bacalhau que está sendo vendido.
    Mas você pode fazer algumas observações que ajudam a identificar se está comprando o legítimo bacalhau:

    1) Observe na hora da compra:
    A forma do peixe - o legítimo bacalhau é largo e permite o corte em lombos.
    O rabo do peixe - deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro, de cor uniforme ( se tiver uma espécie de "bordado" branco na extremidade, não é o legítimo ).
    A cor "palha" - se o bacalhau é branquinho, não é o legítimo.
    A pele - solta com facilidade; puxe um pouquinho para verificar.

    2) Repare se o peixe está bem escovado: sua aparência deve ser limpa, sem manchas escuras. Manchas ( pretas, marrons ) podem ser resíduos do peixe como sangue, bílis, etc. , significando que ele não foi bem trabalhado.

    3) Verifique também se ele está bem seco: pegue o bacalhau firmemente pela "cabeça" e solte a cauda. Se ele ficar reto - ou quase reto -está bem curado, se dobrar "caindo" para baixo está mal curado e úmido.


    Local seco e refrigerado Guarde o bacalhau em local seco e refrigerado

    O bacalhau vem para o Brasil transportado em containers secos e refrigerados entre 2º e 5º C. A viagem dura de 2 a 3 semanas.

    Muito cuidado é necessário para se evitar o choque térmico assim que o produto é desembarcado, porque o calor e a umidade são inimigos do bacalhau.

    Na armazenagem é muito importante controlar a refrigeração entre 2º e 5ºC.

    O bacalhau salgado e seco não deve ser congelado (só depois de dessalgado) , nem mantido a temperaturas altas, que lhe conferem uma cor avermelhada e alteram o seu sabor original.

    Dessalgue com pressa

    Para quem não dispõe do tempo necessário para o dessalgue tradicional, aí vão as dicas:

    1. Corte o bacalhau em bocados e coloque dentro de um vasilhame sob um fio de água permanente; o dessalgue será bem mais rápido que o tradicional - dependendo do tamanho do lombo, pode-se dessalgar o bacalhau em até 12 horas adotando este método;

    2. Esta é da "Sebastiana Quebra-Galho": para dessalgar o bacalhau que não esteve de molho, faça o seguinte: leve-o ao fogo para aferventar com bastante água, juntando a ele, quando começar a ferver, um punhado de sal ( 2, 3, 4 colheres de sopa ), de acordo com a quantidade de bacalhau; logo que ferver escorra, escalde em água fria (agora sem sal) e torne a levar ao fogo com bastante água fria, agora sem sal, para dar nova fervura. Escorra e verifique o sal do bacalhau; se necessário, dê mais fervuras, sempre em água pura, sem sal. Nota: todas as vezes que o bacalhau for ao fogo é para dar apenas uma fervura e não para cozinhar.

    3.Se o bacalhau ficou mais salgado do que o esperado, cubra-o com leite fervente e deixe-o por 30 minutos, se necessário, repita a operação.


    Dicas de Preparo

    1. Para saber a quantidade de bacalhau numa refeição, calcule entre 150g e 250g por pessoa;

    2. Em receitas de bacalhau ao forno ou bacalhau na brasa, faça um pré-cozimento no bacalhau, colocando-o em um tabuleiro imerso em água em fogo brando, sem ferver, durante 10 minutos;

    3. Se quiser apurar o paladar do bacalhau, de acordo com a receita, deixe-o temperado com azeite e ervas ( p.ex. coentro ou salsa ) ou submerso no leite durante pelo menos 2 horas antes do preparo;

    4. A qualidade da refeição com bacalhau também depende da qualidade dos complementos: o azeite de oliva deve ser extra-virgem, de preferência português; as batatas, do tipo HBT; as azeitonas pretas, portuguesas, e as verdes, portuguesas, argentinas ou espanholas.


    Para empanar aves

    http://www.azeite.com.br/article.php?recid=1007

    Um simples filé empanado e frito dentro das técnicas corretas, torna sua refeição especial. Conheças algumas dicas:

    1. Uma maneira fácil de empanar os pedaços de frango é colocar farinha de trigo temperada em um saco plástico próprio para alimentos. Junte o frango e chacoalhe até estarem bem empanados. Assim, a sujeira será bem menor.

    2. Experimente temperar a farinha de trigo com ervas e especiarias e, depois empane os escalopes ou filés de frango. O resultado é surpreendente. Outra opção é usar migalhas bem pequenas de pão temperado.

    3. Para obter filés de frango empanados mais saborosos, deixe-os descansar na geladeira (já empanados) por 1 hora. Desta maneira, a cobertura endurecerá e o filé ficará crocante.


    http://kitchenet.aeiou.pt/aleph/ficha?dicas_cozinha+48

    Bater claras em neve (By Portugal!)

    Diz-se que uma clara está bem batida em neve quando, depois de batida, ela pode suportar, sem flectir, o peso de um ovo.
    Para se bater uma clara em neve, deve proceder-se do seguinte modo:

    1.º - Empregar claras muito limpas, sem a menor parcela de gema ou de gorduras. (Por isso se retira sempre qualquer porção de gema com a ponta dum pano limpo).
    2.º - Bater as claras num recipiente de cobre não estanhado ou, na falta dele, numa caçarola de porcelana. Não utilizar recipiente de alumínio, ferro ou estanhado.
    3.º - Começar a bater lentamente para «quebrar» em primeiro lugar as claras. Bater depois cada vez mais depressa. No fim, as claras devem desligar-se dos bordos do recipiente.
    4.º - Deve empregar-se de preferência um batedor em espiral, com fio de ferro estanhado. Na falta dele, empregua-se dois garfos seguros na mão direita e separados pelo dedo indicador.
    Os ovos batidos caem depressa e devem empregar-se imediatamente.




    Posted by Patricia - 11:00 AM

    11:00 AM
    _______________


    Comentários, Sugestões ou Críticas!!

    0 comments:

    Postar um comentário

    << Home


    ******************